sexta-feira, outubro 12, 2012

RODRIGO - "P'ra não ver a realidade"




Rodrigo, de quem Alfredo Marceneiro disse «Se há fadistas p'ra manter a tradição do fado que sempre cultivei, o Rodrigo é da grei», interpreta, de Carlos Alberto França, este "P'ra não ver a realidade", acompanhado à guitarra por Jorge Fontes e à viola por Júlio Gomes.

Pois é! A realidade por vezes é tal, que dá vontade de intervalar e fazer como a avestruz...

"Corre as cortinas que a luz
que me entra pela janela
traz uma nova manhã
e eu hoje não quero vê-la

Corre as cortinas que a luz
do sol que lhe bate em cheio
vai fazer-me despertar
e eu hoje tenho receio

Fecha a janela que o ar
que vem do lado de fora
não o quero respirar
pelo menos por agora

Fecha tudo bem fechado
que não entre a claridade
eu hoje fico trancado
p'ra não ver a realidade"

quinta-feira, outubro 11, 2012

ALBERTO BRAVO, desiludido...

Plat.

Desiludido se confessa o fadista Alberto Bravo, que iniciou a sua carreira profissional no "Bairro Alto" (de Júlio de Sousa, artista multifacetado, autor e criador do "Saudade, vai-te embora..."), desiludido porque, como refere, "a vida artística é só para meia dúzia deles" e "ninguém dá a mão aos novos"... Lá teria as suas razões!... 
Menos razão assiste a quem informa ser Berta Cardoso natural do Barreiro, como o era Alberto Bravo. De facto, Berta Cardoso tinha família no Barreiro, onde ainda reside uma sobrinha e uma sobrinha-neta, mas ela era natural de Lisboa, onde nasceu no nº 10 da Rua da Condessa (ao Carmo). 

domingo, outubro 07, 2012

MARIANA SILVA - "Cruzámos"




Plat.

Duas notícias acerca de Mariana Silva que hoje completa setenta e nove radiosas primaveras, tendo iniciado a sua vida artística aos 5 anos e começado a cantar o fado apenas com 10 anos, encontrando-se retirada desde 2000.
Das encruzilhadas da vida recuperei este fado com que a recordo nesta data especial, "Cruzámos", um original de Armando Vieira Pinto e Miguel Ramos.
Para si, minha querida Amiga, desejos de um venturoso ano !