terça-feira, outubro 23, 2012

JOSÉ CID - "Mas sou fadista"


"Ontem, hoje e amanhã", José Cid diz, disse, dirá "Mas sou fadista" no seu "Fado de sempre"...
E é por isso e não só que, "Como o macaco gosta de banana", eu gosto deste enfant terrible da cena portuguesa, um anarco- monárquico que já deu e dará ainda muito que falar!...
José Cid, para ouvir "Junto à lareira", quando "Cai neve em Nova York", ou n' "A cabana junto à praia" "No dia em que o rei fez anos" ou mesmo "No meu veleiro" de "Asas brancas"... Para ouvir também em tom de Fado, "Aqui fica uma canção", um fado da autoria de Artur Ribeiro e Ferrer Trindade, interpretado por este grande senhor da música portuguesa mas que, por isso mesmo, é também fadista!  

Quando nasci para a vida trouxe a meu lado
Esta ânsia desmedida de vida e fado
Cresci, amei e cá sigo o meu destino
E o fado amigo, cresceu comigo desde menino

Refrão:
Não nasci na Madragoa, mas sou fadista
Sou doutro bairro em Lisboa, mas sou fadista
Fadista é qualquer pessoa em qualquer lado
Que importa ser da Moirama, da Graça ou de Alfama, se nasci para o fado

Se na vida amor existe, fado é ternura
Sem amor o fado é triste e a vida é dura
Mas se desponta uma esperança de ser amado
Até no riso duma criança, pode haver fado

Refrão:
Não nasci na Madragoa, mas sou fadista.
Sou doutro bairro em Lisboa, mas sou fadista
Fadista é qualquer pessoa em qualquer lado
Que importa ser da Moirama, da Graça ou de Alfama, se nasci para o fado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bravoooo!Bravooooo!Bravoooo!
Com muitos "Encores!"!
Gostei muito e esqueço-me sempre da vertente (ou raiz?)fadista do José Cid, ribatejano da Chamusca, terra dos meus avós paternos. Continua amiga, quero ouvir mais Cid, de preferência junto à lareira....
Eu

Fadista disse...

Já me esquecia desse teu ascendente Chamusquense...Boa terra, boa Gente!
Mas sei que não será por aí que vais ouvir o Cid junto à lareira; isso vai ser mesmo naquela tua terra de eleição, certo?...
Bj.