sábado, outubro 17, 2009

NATÉRCIA DA CONCEIÇÃO - "Agora choro à vontade"

VÍDEO DE HOMENAGEM

É sempre com pesar que se sabe da partida dos que nos são caros... soube há pouco que Natércia da Conceição nos deixou, no passado dia 15, assim desaparecendo mais uma fadista da Escola do Fado Tradicional.

http://lisboanoguiness.blogs.sapo.pt/tag/nat%C3%A9rcia+da+concei%C3%A7%C3%A3o

Tendo nascido em Vila Fraca de Xira, a 20 de Julho de 1934, aos 12 anos vai viver para Lisboa onde contacta com o meio fadista, ingressando nas "fileiras do fado" em 1953, tendo sido Berta Cardoso a colocar-lhe o xaile. Embora tenha uma carreira de sucesso, em 1970 vai viver para os Estados Unidos onde, com a fadista Valentina Felix, abre a primeira casa de fados; também nesse ano, participa, como locutora, na primeira estação de rádio portuguesa que, por iniciativa de Alberto Costa, abriu em New Bedford e, em 1980, ambos dão vida a uma outra estação, o Rádio Clube Português, em Providence, onde também faz locução. Da sua bem sucedida carreira artística, destaca-se a sua actução na Casa Branca, onde cantou para o Presidente Clinton. Durante estes 39 anos, Natércia da Conceição divulgou o Fado e, com ele, a Cultura Portuguesa por terras do Tio Sam. Obrigada, Natércia!

Este fado de que muito gosto, também na sua interpretação, tem letra do Dr. Guilherme Pereira da Rosa e música de Eugénio Pepe.

5 comentários:

val disse...

Conheço bem esta fadista,tenho dois vinis dela,e tb conheço os autores.Graças a Deus que sempre conheço alguma coisa,pois ultimamente ja estava a ficar decepcionada comigo pela minha falta de conheciemntos sobre o Fado.Não sabia que falecera...estes nossos medias não regulam bem...é que não li nada sobre o assunto, e eu leio alguns jornais e revistas.

Fadista disse...

Tb só hoje tive a notícia, enviada por um ciber amigo...os nossos media fazem lá ideia de quem era a Natércia da Conceição!... Ahahah! Ainda se fosse um tipo qq "amaricano" ou assim!...
Valéria, isto não está fácil...
Conheceu a Natércia pessoalmente? Os autores, não creio. Não fique decepcionada por não conhecer todos estes fadistas; na maior parte dos casos, eram só mesmo para "consumo interno" e não se lhes fazia qq publicidade; apenas quem frequentava as casas de fado e/ou seguia regularmente a produção dos fadistas, os conhecia. De resto, a partir de certo momento, para além de Amália, que fadista era notícia?!...

Anónimo disse...

COMO AMIGOS MUITO PRÓXIMOS DESTE GRANDE (DE ALMA E CORAÇÃO) SER HUMANO QUE SABEMOS HAVER MAIS UMA ESTRELA NO FIRMAMENTO.
APENAS UMA PEQUENA HOMENAGEM DE MAIS UMA ARTISTA ESQUECIDA.
SAUDADES DOS AMIGOS

Ti Maria Benta disse...

E o Fado Tradicional vai desaparecendo juntamente com todas estas pessoas que estão a deixar-nos ultimamente.
Conhecia a Natércia, tenho a sorte de ter alguns fados dela. Gosto muito de um que o FadoPorto2009 colocou no youtube, com poema do Linhares.
Obrigada por mais este fado, cara Fadista.

valeria disse...

conheco sim, a Natércia.Veio ao Funchal no inicio dos anos oitenta,era eu chegada de Italia há poucos meses. Falámos muito e fomos jantar ao Savoy com o Vasco Rafael que também tinha vindo para o mesmo concerto...grande noite de fado, e grande jantar!Depois o Vasco convidou-me um ano depois para fazer a primeira parte dum recital dele no Luisa Todi de Setubal.