Para aqui recordar Arminda Vidal, de quem não tenho qualquer registo fonográfico, esta letra de Amadeu do Vale, o "Fado das Touradas", da revista "Estrelas de Portugal", um dos grandes êxitos da fadista que o cantou ao microfone da Emissora. Aqui se lembram grandes nomes da Festa Brava, tais como o Calabaça, o Peixinho, O Fernando de Oliveira, o Zé Casimiro...
Este fado pode ouvir-se aqui
http://www.youtube.com/user/eradogramophone#play/all/uploads-all/0/LYofbs6mxNg
interpretado por Hermínia Silva.
E aqui http://www.youtube.com/watch?v=3q-1MSn0x_U podemos ouvir a bonita voz de Arminda Vidal, interpretando "O combóio da Beira Baixa".
5 comentários:
Fica a curiosidade em conhecer a interpretação...
Talvez o Eradogramophone a tenha... seria excelente.
Como sabe adoro a Hermínia, não passo dois dias sem ouvi-la, mas o fado não gostarei de certeza...tudo o que é tourada não é comigo.
Já sei, Valéria, já sei; e está no seu direito! mas eu, que gosto tanto de animais, gosto tb de tourada... que hei-de fazer?!
Adoro estes seus esporádicos sinais de vida. Obrigada!
Existe uma gravação da Arminda Vidal e da Maria do Rosario (não a Bettencourt) não sei em quantas rotações. Inclusivamente, pelo menos esta ultima, está representada no mural do Museu do Fado em Alfama. Quanto a ela conheci-a bem pois cantava no Faia no tempo da Lucilia e era de Lagos e aprendeu a bordar no apeadeiro da Meia-Praia onde pelos anos 40/50 havia uma pequena moradia.Era uma boa e castiça fadista.
Enfim ...lembranças.
PS- "cingido ao toirro, trajes d'oiro...." cantava a Amalia.E, já agora uma pergunta recordo a letra dum fado(tenho a ideia que se chamava "Do Campo de Santana" que bdizia "Virote, força nessa traquitana/ a trote/para o caqmpo de santana..../ vamos ver esse conde/ que anda atrás das minhas saias".
Se se recordr de algo sobre istopor favor diga-me
Enviar um comentário