segunda-feira, outubro 23, 2017
sexta-feira, janeiro 16, 2015
MARIA VALEJO
"Durante duas décadas foi um dos nomes mais altos do fado-canção, embora tenha uma reputação a defender no fado castiço. Alentejana de ..." (daqui)
sexta-feira, janeiro 09, 2015
ALCINDO CARVALHO
Plat.
"Alcindo Simões de Carvalho nasceu a 9 de Janeiro de 1932, em Lisboa, na Rua da Rosa,..." (daqui)
quarta-feira, dezembro 24, 2014
"O NATAL DO MOLEIRO" - "A BÊNÇÃO DE DEUS"
É com este fado antigo, de Henrique Rego e de Alfredo Marceneiro, interpretado por Manuel Cardoso de Menezes, que venho desejar-vos um Santo Natal e um 2015 na medida do possível, quando mal nunca pior, o melhor que puder e deixarem ser... seja como for, enfim, com muita saúde e a benção de Deus!
terça-feira, novembro 04, 2014
LUCÍLIA e LENITA
Do fado antigo à morna surpreendente ...
Conjugando o verbo querer...
"Lucília do Carmo, de nome completo Lucília Nunes Ascenção do Carmo, nasceu em Portalegre a 4 de Novembro de 1919..." (daqui)
Conjugando o verbo querer...
"Lucília do Carmo, de nome completo Lucília Nunes Ascenção do Carmo, nasceu em Portalegre a 4 de Novembro de 1919..." (daqui)
domingo, setembro 21, 2014
sexta-feira, setembro 12, 2014
"Conversa fiada" - LÍDIA RIBEIRO
Acompanhada por António Chainho e Nobre Costa (Guit.), José Mª Nóbrega (Viola) e Raúl Silva (Viola-Baixo)
Lembrei-me, a propósito, em tempo delas, sem provocações, mas para ouvir com atenção... :)
segunda-feira, agosto 25, 2014
quinta-feira, agosto 21, 2014
PARABÉNS, BIA
Plat.
"Fadista, Beatriz da Conceição Mendes Lage nasceu a 21 de agosto de 1939, no Porto. É uma das mais carismáticas intérpretes da sua geração. ..." (daqui)
terça-feira, agosto 12, 2014
CARLOS LOPES - "Vida errada"
"Vida errada", o fado com que recordo o fadista Carlos Lopes, interpretando, no Fado Puxavante, uma letra de José Reis, acerca da vida de emigrante
sexta-feira, agosto 01, 2014
CELESTE MARIA - "À beira do cais"
Acompanhada pelas guitarras de António Parreira e Nobre Costa, a viola de Francisco Gonçalves e a viola-baixo de Raul Silva, Celeste Maria interpreta, de António José e Manuel Viegas, "À beira do cais".
sábado, julho 26, 2014
Manuel Azevedo Coutinho - "Casámos à beira-mar"
Acompanhado pelas guitarras de Fontes Rocha e A. Luis Gomes, a viola de Pedro Leal e a viola-baixo de Joel Pina, Manuel Azevedo Coutinho interpreta, no Fado Alfacinha (Jaime Santos), uma letra de Rosa Lobato Faria- "Casámos à beira-mar".
quarta-feira, julho 16, 2014
VICTORINO DOS SANTOS - "Vem comigo à Mouraria"
De Domingos Gonçalves Costa e José Duarte, Victorino dos Santos interpreta "Vem comigo à Mouraria", acompanhado pelo Conjunto de Guitarras de Jorge Fontes.
terça-feira, julho 01, 2014
domingo, junho 08, 2014
domingo, maio 11, 2014
quarta-feira, fevereiro 12, 2014
quarta-feira, agosto 28, 2013
3 AMÁLIAS
Recebi por e-mail ainda há pouco e não resisto a publicar neste blog fadista, para memória futura e divulgação.
Para quem acha que o Fado é apenas o "choradinho", aqui tem um bom exemplo do fado humorístico, como outrora se chamava, mesclado de fado de "intervenção". Muito divertido! Mas esperava que antes estivesse "tudo fo..."
Parabéns aos que tão bem souberam reescrever e interpretar estes fados tradicionais.
quinta-feira, agosto 01, 2013
PEDRO MOUTINHO - ALDINA DUARTE
O melhor de Pedro Moutinho
"Não me conformo" que não me canse de ouvir...
Do melhor de Aldina Duarte!
Parabéns aos autores das belíssimas letra e música.
LISBOA MORA AQUI
E O FADO TAMBÉM!
sábado, julho 20, 2013
Fado da Internet
5ªs de Fado - "Nini"
Para além do Fado Daniel, a que já aqui me referi, Daniel Gouveia é o inspirado autor/compositor de um outro fado que igualmente muito aprecio e cujo tema, como ele próprio afirma, não podia ser mais actual, o Fado da Internet. A letra é deliciosa e casa lindamente com a música. O 4FadoLisbon teve a belíssima ideia de registar este fado na interpretação do seu criador que, em breve introdução, nos dá conta dessa "brincadeira" que resultou nesta obra muito bem acabada.
Foi na voz de Carlos Zel que ouvi pela primeira vez este fado e desconheço se algum outro/a fadista o gravou, mas, ah!, se eu soubesse cantar, não o dispensaria no meu repertório.
Parabéns, Daniel!
Para além do Fado Daniel, a que já aqui me referi, Daniel Gouveia é o inspirado autor/compositor de um outro fado que igualmente muito aprecio e cujo tema, como ele próprio afirma, não podia ser mais actual, o Fado da Internet. A letra é deliciosa e casa lindamente com a música. O 4FadoLisbon teve a belíssima ideia de registar este fado na interpretação do seu criador que, em breve introdução, nos dá conta dessa "brincadeira" que resultou nesta obra muito bem acabada.
Foi na voz de Carlos Zel que ouvi pela primeira vez este fado e desconheço se algum outro/a fadista o gravou, mas, ah!, se eu soubesse cantar, não o dispensaria no meu repertório.
Parabéns, Daniel!
Subscrever:
Mensagens (Atom)



