quarta-feira, dezembro 24, 2014

"O NATAL DO MOLEIRO" - "A BÊNÇÃO DE DEUS"

G.P.


É com este fado antigo, de Henrique Rego e de Alfredo Marceneiro, interpretado por Manuel Cardoso de Menezes, que venho desejar-vos um Santo Natal e um 2015 na medida do possível, quando mal nunca pior, o melhor que puder e deixarem ser... seja como for, enfim, com muita saúde e a benção de Deus!

terça-feira, novembro 04, 2014

LUCÍLIA e LENITA

Do fado antigo à morna surpreendente ...
Conjugando o verbo querer...


"Lucília do Carmo, de nome completo Lucília Nunes Ascenção do Carmo, nasceu em Portalegre a 4 de Novembro de 1919..." (daqui)




"...é convidada para actuar no restaurante típico "O Faia", onde ainda hoje se mantêm. ... (daqui)

sexta-feira, setembro 12, 2014

"Conversa fiada" - LÍDIA RIBEIRO



De Jerónimo Bragança e Raúl Silva, Lídia Ribeiro interpreta este interessante "Conversa fiada"...
Acompanhada por António Chainho e Nobre Costa (Guit.), José Mª Nóbrega (Viola) e Raúl Silva (Viola-Baixo)
Lembrei-me, a propósito, em tempo delas, sem provocações, mas para ouvir com atenção... :)

quinta-feira, agosto 21, 2014

PARABÉNS, BIA


Plat.

"Fadista, Beatriz da Conceição Mendes Lage nasceu a 21 de agosto de 1939, no Porto. É uma das mais carismáticas intérpretes da sua geração. ..."  (daqui)


terça-feira, agosto 12, 2014

CARLOS LOPES - "Vida errada"



"Vida errada", o fado com que recordo o fadista Carlos Lopes, interpretando, no Fado Puxavante, uma letra de José Reis, acerca da vida de emigrante

sexta-feira, agosto 01, 2014

CELESTE MARIA - "À beira do cais"


Acompanhada pelas guitarras de António Parreira e Nobre Costa, a viola de Francisco Gonçalves e a viola-baixo de Raul Silva, Celeste Maria interpreta, de António José e Manuel Viegas, "À beira do cais".

sábado, julho 26, 2014

Manuel Azevedo Coutinho - "Casámos à beira-mar"



Acompanhado pelas guitarras de  Fontes Rocha e A. Luis Gomes, a viola de Pedro Leal e a viola-baixo de Joel Pina, Manuel Azevedo Coutinho interpreta, no Fado Alfacinha (Jaime Santos), uma letra de Rosa Lobato Faria- "Casámos à beira-mar".

quarta-feira, julho 16, 2014

VICTORINO DOS SANTOS - "Vem comigo à Mouraria"



De Domingos Gonçalves Costa e José Duarte, Victorino dos Santos interpreta "Vem comigo à Mouraria", acompanhado pelo Conjunto de Guitarras de Jorge Fontes.

quarta-feira, agosto 28, 2013

3 AMÁLIAS

Recebi por e-mail ainda há pouco e não resisto a publicar neste blog fadista, para memória futura e divulgação.
Para quem acha que o Fado é apenas o "choradinho", aqui tem um bom exemplo do fado humorístico, como outrora se chamava, mesclado de fado de "intervenção". Muito divertido! Mas esperava que antes estivesse "tudo fo..."
Parabéns aos que tão bem souberam reescrever e interpretar estes fados tradicionais.

quinta-feira, agosto 01, 2013

PEDRO MOUTINHO - ALDINA DUARTE

O melhor de Pedro Moutinho

"Não me conformo" que não me canse de ouvir...



Do melhor de Aldina Duarte!



Parabéns aos autores das belíssimas letra e música.

LISBOA MORA AQUI

E O FADO TAMBÉM!

sábado, julho 20, 2013

Fado da Internet

5ªs de Fado - "Nini"

Para além do Fado Daniel, a que já aqui me referi, Daniel Gouveia é o inspirado autor/compositor  de um outro fado que igualmente muito aprecio e cujo tema, como ele próprio afirma, não podia ser mais actual, o Fado da Internet. A letra é deliciosa e casa lindamente com a música. O 4FadoLisbon teve a belíssima ideia de registar este fado na interpretação do seu criador que, em breve introdução, nos dá conta dessa "brincadeira" que resultou nesta obra muito bem acabada.

Foi na voz de Carlos Zel que ouvi pela primeira vez este fado e desconheço se algum outro/a fadista o gravou, mas, ah!, se eu soubesse cantar, não o dispensaria no meu repertório.
Parabéns, Daniel!

 

quarta-feira, julho 10, 2013

BELA


Noites mortas, mas com muita vida!...
Fado e petiscos ao Domingo, na Bela. Mnham, mnham!... Que associação mais deliciosa. Demais, canta o Helder, o Moutinho... e pode encontrar-se por lá o tio Helder, fadista de primeira água, que sabe escutar e cantar ao fado, frequentador assíduo das "capelinhas", um verdadeiro connaisseur! Estranho é que, pela primeira vez, tenha sido "apanhado" num destes vídeos (dos que vi, claro); por isso, vai para ele este verbete, em memória de grandes noites de fadistagem no "Nono", com a Bela, o Helder Moutinho e grandes stars da Canção Nacional, entre as quais me permito destacar a nossa querida e saudosa Berta, a Flora, a Mariana, a Bia, o Barradas, o Alfredo, o casal Casanova... enfim! tantos, que seria impossível nomear todos.
Belos tempos que eu vivi!, diria eu, parafraseando o Farinha,  "Belos tempos, quem me dera / voltar à velha unidade / do Retiro da Severa"!...
Beijinhos!

sábado, junho 29, 2013

"LENITIVO"

5ªs de Fado

..."É que o Fado é lenitivo
dum coração torturado"...

Uma das mais recentes produções do canal 4FadoLisbon -YouTube - é esta gravação ao vivo, no "A Nini", da prestigiosa fadista Maria da Nazaré, interpretando o fado "Lenitivo", com letra de Fernanda Santos, na música do Fado Cravo, de Alfredo Marceneiro.


Um fado que Maria do Rosário Bettencourt gravou com a música original de Helena Moreira Viana (Fado Lenitivo) e que eu aproveito para lembrar aqui


sábado, junho 15, 2013

FRUTUOSO FRANÇA - "Ai Mouraria"


A pedido de uma certa Florbela, aqui recordo mais um fado interpretado por Frutuoso França, da autoria de Júlio Proença e de Frederico de Brito, três grandes nomes do Fado de outrora, mas de um  tempo em que a Mouraria já nem era a d' "O Chico da Mouraria"... Que fará agora!...