quinta-feira, agosto 21, 2014

PARABÉNS, BIA


Plat.

"Fadista, Beatriz da Conceição Mendes Lage nasceu a 21 de agosto de 1939, no Porto. É uma das mais carismáticas intérpretes da sua geração. ..."  (daqui)


terça-feira, agosto 12, 2014

CARLOS LOPES - "Vida errada"



"Vida errada", o fado com que recordo o fadista Carlos Lopes, interpretando, no Fado Puxavante, uma letra de José Reis, acerca da vida de emigrante

sexta-feira, agosto 01, 2014

CELESTE MARIA - "À beira do cais"


Acompanhada pelas guitarras de António Parreira e Nobre Costa, a viola de Francisco Gonçalves e a viola-baixo de Raul Silva, Celeste Maria interpreta, de António José e Manuel Viegas, "À beira do cais".

sábado, julho 26, 2014

Manuel Azevedo Coutinho - "Casámos à beira-mar"



Acompanhado pelas guitarras de  Fontes Rocha e A. Luis Gomes, a viola de Pedro Leal e a viola-baixo de Joel Pina, Manuel Azevedo Coutinho interpreta, no Fado Alfacinha (Jaime Santos), uma letra de Rosa Lobato Faria- "Casámos à beira-mar".

quarta-feira, julho 16, 2014

VICTORINO DOS SANTOS - "Vem comigo à Mouraria"



De Domingos Gonçalves Costa e José Duarte, Victorino dos Santos interpreta "Vem comigo à Mouraria", acompanhado pelo Conjunto de Guitarras de Jorge Fontes.

quarta-feira, agosto 28, 2013

3 AMÁLIAS

Recebi por e-mail ainda há pouco e não resisto a publicar neste blog fadista, para memória futura e divulgação.
Para quem acha que o Fado é apenas o "choradinho", aqui tem um bom exemplo do fado humorístico, como outrora se chamava, mesclado de fado de "intervenção". Muito divertido! Mas esperava que antes estivesse "tudo fo..."
Parabéns aos que tão bem souberam reescrever e interpretar estes fados tradicionais.

quinta-feira, agosto 01, 2013

PEDRO MOUTINHO - ALDINA DUARTE

O melhor de Pedro Moutinho

"Não me conformo" que não me canse de ouvir...



Do melhor de Aldina Duarte!



Parabéns aos autores das belíssimas letra e música.

LISBOA MORA AQUI

E O FADO TAMBÉM!

sábado, julho 20, 2013

Fado da Internet

5ªs de Fado - "Nini"

Para além do Fado Daniel, a que já aqui me referi, Daniel Gouveia é o inspirado autor/compositor  de um outro fado que igualmente muito aprecio e cujo tema, como ele próprio afirma, não podia ser mais actual, o Fado da Internet. A letra é deliciosa e casa lindamente com a música. O 4FadoLisbon teve a belíssima ideia de registar este fado na interpretação do seu criador que, em breve introdução, nos dá conta dessa "brincadeira" que resultou nesta obra muito bem acabada.

Foi na voz de Carlos Zel que ouvi pela primeira vez este fado e desconheço se algum outro/a fadista o gravou, mas, ah!, se eu soubesse cantar, não o dispensaria no meu repertório.
Parabéns, Daniel!

 

quarta-feira, julho 10, 2013

BELA


Noites mortas, mas com muita vida!...
Fado e petiscos ao Domingo, na Bela. Mnham, mnham!... Que associação mais deliciosa. Demais, canta o Helder, o Moutinho... e pode encontrar-se por lá o tio Helder, fadista de primeira água, que sabe escutar e cantar ao fado, frequentador assíduo das "capelinhas", um verdadeiro connaisseur! Estranho é que, pela primeira vez, tenha sido "apanhado" num destes vídeos (dos que vi, claro); por isso, vai para ele este verbete, em memória de grandes noites de fadistagem no "Nono", com a Bela, o Helder Moutinho e grandes stars da Canção Nacional, entre as quais me permito destacar a nossa querida e saudosa Berta, a Flora, a Mariana, a Bia, o Barradas, o Alfredo, o casal Casanova... enfim! tantos, que seria impossível nomear todos.
Belos tempos que eu vivi!, diria eu, parafraseando o Farinha,  "Belos tempos, quem me dera / voltar à velha unidade / do Retiro da Severa"!...
Beijinhos!

sábado, junho 29, 2013

"LENITIVO"

5ªs de Fado

..."É que o Fado é lenitivo
dum coração torturado"...

Uma das mais recentes produções do canal 4FadoLisbon -YouTube - é esta gravação ao vivo, no "A Nini", da prestigiosa fadista Maria da Nazaré, interpretando o fado "Lenitivo", com letra de Fernanda Santos, na música do Fado Cravo, de Alfredo Marceneiro.


Um fado que Maria do Rosário Bettencourt gravou com a música original de Helena Moreira Viana (Fado Lenitivo) e que eu aproveito para lembrar aqui


sábado, junho 15, 2013

FRUTUOSO FRANÇA - "Ai Mouraria"


A pedido de uma certa Florbela, aqui recordo mais um fado interpretado por Frutuoso França, da autoria de Júlio Proença e de Frederico de Brito, três grandes nomes do Fado de outrora, mas de um  tempo em que a Mouraria já nem era a d' "O Chico da Mouraria"... Que fará agora!...

sábado, maio 18, 2013

MAX - "Tempos de Outrora"

D.L.1928

Ainda acerca de Quinta-feira da Ascensão, uma tradição que quase se perdeu, mas motivo ainda, como vimos e ouvimos no verbete anterior, para um belíssimo fado, superiormente interpretado por João Chora. Um outro fado, bem mais antigo, que quero lembrar aqui, versa o mesmo tema; tem por título "Tempos de outrora", foi do repertório de Berta Cardoso e a letra é de Fernando Teles; formalmente, consiste numa quadra glosada em quatro décimas, cada uma das quais rematada, sucessivamente, com um dos versos da quadra inicial, sendo a medida do verso o heptassílabo ou verso de redondilha maior, modelo formal então predominante e bem ao gosto da época.


Deste fado, que fazia parte do repertório de Berta Cardoso quando, em 1938, actuava no Retiro da Severa, creio não existir qualquer gravação sua, nem sequer alguma vez a ouvi cantá-lo em público; pertencia já a um repertório muito antigo, pouco ao gosto do público de então, mais habituado ao fado canção e a um fado com letras mais breves, com muito menos estrofes... Talvez por isso, aquando da festa de homenagem a Alfredo Marceneiro, em 1963, Max apenas terá cantado a 1ª das 4 estrofes que compõe o poema; inexplicável continua, porém, sendo, para mim, o motivo pelo qual terá alterado a quadra que dá o mote ?...  Seja qual for o motivo, é de tal excelência esta interpretação, que o próprio Fernandes Teles lhe terá, por certo, perdoado a substituição...

 


D.L.1946

quinta-feira, maio 16, 2013

JOÃO CHORA - "Quinta Feira d' Ascensão"

Quintas de Fado, Quinta-Feira da Ascensão

Assim é que é, à boa maneira antiga!...
João Chora, excelente!
Como gostava de ter estado no "Nini", nessa noite...
Ainda bem que existe o 4Fado Lisbon  que regista para a História estes momentos de genuíno Fado!
Obrigada.

 

E, já agora, a propósito da 5ª feira de Ascensão no Ribatejo

D.L.1927

terça-feira, maio 07, 2013

ANTÓNIO MOURÃO - "O meu nome não sei"

Plat.


Embora o som não seja dos melhores, uma interpretação ao vivo é sempre uma mais valia; e encontram-se tão poucas deste fadista!... Dei com esta aqui, no Youtube, onde pode ver mais algumas.
Falta apenas mencionar que este fado tem letra de Maria Manuel Cid e a música é do António Mourão. 
Já agora e, atendendo ao que se conta em "Bastidores", será que não há gravações deste e doutros artistas, na RTP Memória, onde nas noites de fado, ao Domingo, passam repetidamente os mesmos programas?!...
Será que aquela gente da espécie do progressista locutor "Alfabetizado" continua por aí a exercer uma certa forma de censura?...

segunda-feira, abril 29, 2013

MARIA JOSÉ RAMOS - "Mea culpa"

Plat.1969

G.P.1945

G.P.1936

Este fado - Minha Culpa, a que originalmente Gabriel Cardoso deu o mesmo título, mas em latim - "Mea culpa", foi do repertório de Berta Cardoso, como acima se constata; creio que, à semelhança de tantos outros, também não terá gravado este fado,  sendo embora do seu repertório, mas, felizmente, outros fadistas o interpretaram e gravaram posteriormente, entre os quais a Mª José Ramos que durante algum tempo integrou o elenco da "Viela", à frente do qual esteve, durante mais de 20 anos, essa grande actriz-cantadeira, uma das catedráticas do fado - Berta Cardoso. Também O Manuel de Almeida gravou este fado, segundo afirma o Rodrigo, mas não tenho essa versão; por isso, aqui fica, no estilo de cada um destes dois fadistas do meu tempo, a lembrança desse fado que eu tive a sorte de ainda ouvir na inigualável interpretação da dramática Berta Cardoso. 




Um vídeo do 4FADOLISBON

quarta-feira, abril 24, 2013

LOURENÇO DE OLIVEIRA - "Da janela do meu quarto"

Plat.

Lourenço de Oliveira interpreta, de A. V. da Costa e de N. e Sousa, o fado canção "Da janela do meu quarto", acompanhado por Fontes Rocha, à guitarra, e, à viola, por Pedro Leal e Joel Pina.