D.L.
domingo, junho 08, 2014
domingo, maio 11, 2014
quarta-feira, fevereiro 12, 2014
quarta-feira, agosto 28, 2013
3 AMÁLIAS
Recebi por e-mail ainda há pouco e não resisto a publicar neste blog fadista, para memória futura e divulgação.
Para quem acha que o Fado é apenas o "choradinho", aqui tem um bom exemplo do fado humorístico, como outrora se chamava, mesclado de fado de "intervenção". Muito divertido! Mas esperava que antes estivesse "tudo fo..."
Parabéns aos que tão bem souberam reescrever e interpretar estes fados tradicionais.
quinta-feira, agosto 01, 2013
PEDRO MOUTINHO - ALDINA DUARTE
O melhor de Pedro Moutinho
"Não me conformo" que não me canse de ouvir...
Do melhor de Aldina Duarte!
Parabéns aos autores das belíssimas letra e música.
LISBOA MORA AQUI
E O FADO TAMBÉM!
sábado, julho 20, 2013
Fado da Internet
5ªs de Fado - "Nini"
Para além do Fado Daniel, a que já aqui me referi, Daniel Gouveia é o inspirado autor/compositor de um outro fado que igualmente muito aprecio e cujo tema, como ele próprio afirma, não podia ser mais actual, o Fado da Internet. A letra é deliciosa e casa lindamente com a música. O 4FadoLisbon teve a belíssima ideia de registar este fado na interpretação do seu criador que, em breve introdução, nos dá conta dessa "brincadeira" que resultou nesta obra muito bem acabada.
Foi na voz de Carlos Zel que ouvi pela primeira vez este fado e desconheço se algum outro/a fadista o gravou, mas, ah!, se eu soubesse cantar, não o dispensaria no meu repertório.
Parabéns, Daniel!
Para além do Fado Daniel, a que já aqui me referi, Daniel Gouveia é o inspirado autor/compositor de um outro fado que igualmente muito aprecio e cujo tema, como ele próprio afirma, não podia ser mais actual, o Fado da Internet. A letra é deliciosa e casa lindamente com a música. O 4FadoLisbon teve a belíssima ideia de registar este fado na interpretação do seu criador que, em breve introdução, nos dá conta dessa "brincadeira" que resultou nesta obra muito bem acabada.
Foi na voz de Carlos Zel que ouvi pela primeira vez este fado e desconheço se algum outro/a fadista o gravou, mas, ah!, se eu soubesse cantar, não o dispensaria no meu repertório.
Parabéns, Daniel!
quarta-feira, julho 10, 2013
BELA
Noites mortas, mas com muita vida!...
Fado e petiscos ao Domingo, na Bela. Mnham, mnham!... Que associação mais deliciosa. Demais, canta o Helder, o Moutinho... e pode encontrar-se por lá o tio Helder, fadista de primeira água, que sabe escutar e cantar ao fado, frequentador assíduo das "capelinhas", um verdadeiro connaisseur! Estranho é que, pela primeira vez, tenha sido "apanhado" num destes vídeos (dos que vi, claro); por isso, vai para ele este verbete, em memória de grandes noites de fadistagem no "Nono", com a Bela, o Helder Moutinho e grandes stars da Canção Nacional, entre as quais me permito destacar a nossa querida e saudosa Berta, a Flora, a Mariana, a Bia, o Barradas, o Alfredo, o casal Casanova... enfim! tantos, que seria impossível nomear todos.
Fado e petiscos ao Domingo, na Bela. Mnham, mnham!... Que associação mais deliciosa. Demais, canta o Helder, o Moutinho... e pode encontrar-se por lá o tio Helder, fadista de primeira água, que sabe escutar e cantar ao fado, frequentador assíduo das "capelinhas", um verdadeiro connaisseur! Estranho é que, pela primeira vez, tenha sido "apanhado" num destes vídeos (dos que vi, claro); por isso, vai para ele este verbete, em memória de grandes noites de fadistagem no "Nono", com a Bela, o Helder Moutinho e grandes stars da Canção Nacional, entre as quais me permito destacar a nossa querida e saudosa Berta, a Flora, a Mariana, a Bia, o Barradas, o Alfredo, o casal Casanova... enfim! tantos, que seria impossível nomear todos.
Belos tempos que eu vivi!, diria eu, parafraseando o Farinha, "Belos tempos, quem me dera / voltar à velha unidade / do Retiro da Severa"!...
Beijinhos!
Beijinhos!
sábado, junho 29, 2013
"LENITIVO"
5ªs de Fado
..."É que o Fado é lenitivo
dum coração torturado"...
Uma das mais recentes produções do canal 4FadoLisbon -YouTube - é esta gravação ao vivo, no "A Nini", da prestigiosa fadista Maria da Nazaré, interpretando o fado "Lenitivo", com letra de Fernanda Santos, na música do Fado Cravo, de Alfredo Marceneiro.
..."É que o Fado é lenitivo
dum coração torturado"...
Uma das mais recentes produções do canal 4FadoLisbon -YouTube - é esta gravação ao vivo, no "A Nini", da prestigiosa fadista Maria da Nazaré, interpretando o fado "Lenitivo", com letra de Fernanda Santos, na música do Fado Cravo, de Alfredo Marceneiro.
Um fado que Maria do Rosário Bettencourt gravou com a música original de Helena Moreira Viana (Fado Lenitivo) e que eu aproveito para lembrar aqui
sábado, junho 15, 2013
FRUTUOSO FRANÇA - "Ai Mouraria"
A pedido de uma certa Florbela, aqui recordo mais um fado interpretado por Frutuoso França, da autoria de Júlio Proença e de Frederico de Brito, três grandes nomes do Fado de outrora, mas de um tempo em que a Mouraria já nem era a d' "O Chico da Mouraria"... Que fará agora!...
sábado, maio 18, 2013
MAX - "Tempos de Outrora"
D.L.1928
Ainda acerca de Quinta-feira da Ascensão, uma tradição que quase se perdeu, mas motivo ainda, como vimos e ouvimos no verbete anterior, para um belíssimo fado, superiormente interpretado por João Chora. Um outro fado, bem mais antigo, que quero lembrar aqui, versa o mesmo tema; tem por título "Tempos de outrora", foi do repertório de Berta Cardoso e a letra é de Fernando Teles; formalmente, consiste numa quadra glosada em quatro décimas, cada uma das quais rematada, sucessivamente, com um dos versos da quadra inicial, sendo a medida do verso o heptassílabo ou verso de redondilha maior, modelo formal então predominante e bem ao gosto da época.
Deste fado, que fazia parte do repertório de Berta Cardoso quando, em 1938, actuava no Retiro da Severa, creio não existir qualquer gravação sua, nem sequer alguma vez a ouvi cantá-lo em público; pertencia já a um repertório muito antigo, pouco ao gosto do público de então, mais habituado ao fado canção e a um fado com letras mais breves, com muito menos estrofes... Talvez por isso, aquando da festa de homenagem a Alfredo Marceneiro, em 1963, Max apenas terá cantado a 1ª das 4 estrofes que compõe o poema; inexplicável continua, porém, sendo, para mim, o motivo pelo qual terá alterado a quadra que dá o mote ?... Seja qual for o motivo, é de tal excelência esta interpretação, que o próprio Fernandes Teles lhe terá, por certo, perdoado a substituição...
quinta-feira, maio 16, 2013
JOÃO CHORA - "Quinta Feira d' Ascensão"
Quintas de Fado, Quinta-Feira da Ascensão
Assim é que é, à boa maneira antiga!...
João Chora, excelente!
Como gostava de ter estado no "Nini", nessa noite...
Ainda bem que existe o 4Fado Lisbon que regista para a História estes momentos de genuíno Fado!
Obrigada.
Assim é que é, à boa maneira antiga!...
João Chora, excelente!
Como gostava de ter estado no "Nini", nessa noite...
Ainda bem que existe o 4Fado Lisbon que regista para a História estes momentos de genuíno Fado!
Obrigada.
terça-feira, maio 07, 2013
ANTÓNIO MOURÃO - "O meu nome não sei"
Plat.
Embora o som não seja dos melhores, uma interpretação ao vivo é sempre uma mais valia; e encontram-se tão poucas deste fadista!... Dei com esta aqui, no Youtube, onde pode ver mais algumas.
Falta apenas mencionar que este fado tem letra de Maria Manuel Cid e a música é do António Mourão.
Já agora e, atendendo ao que se conta em "Bastidores", será que não há gravações deste e doutros artistas, na RTP Memória, onde nas noites de fado, ao Domingo, passam repetidamente os mesmos programas?!...
Será que aquela gente da espécie do progressista locutor "Alfabetizado" continua por aí a exercer uma certa forma de censura?...
Será que aquela gente da espécie do progressista locutor "Alfabetizado" continua por aí a exercer uma certa forma de censura?...
segunda-feira, abril 29, 2013
MARIA JOSÉ RAMOS - "Mea culpa"
Plat.1969
G.P.1945
G.P.1936
Este fado - Minha Culpa, a que originalmente Gabriel Cardoso deu o mesmo título, mas em latim - "Mea culpa", foi do repertório de Berta Cardoso, como acima se constata; creio que, à semelhança de tantos outros, também não terá gravado este fado, sendo embora do seu repertório, mas, felizmente, outros fadistas o interpretaram e gravaram posteriormente, entre os quais a Mª José Ramos que durante algum tempo integrou o elenco da "Viela", à frente do qual esteve, durante mais de 20 anos, essa grande actriz-cantadeira, uma das catedráticas do fado - Berta Cardoso. Também O Manuel de Almeida gravou este fado, segundo afirma o Rodrigo, mas não tenho essa versão; por isso, aqui fica, no estilo de cada um destes dois fadistas do meu tempo, a lembrança desse fado que eu tive a sorte de ainda ouvir na inigualável interpretação da dramática Berta Cardoso.
quarta-feira, abril 24, 2013
LOURENÇO DE OLIVEIRA - "Da janela do meu quarto"
Plat.
Lourenço de Oliveira interpreta, de A. V. da Costa e de N. e Sousa, o fado canção "Da janela do meu quarto", acompanhado por Fontes Rocha, à guitarra, e, à viola, por Pedro Leal e Joel Pina.
domingo, abril 21, 2013
segunda-feira, abril 15, 2013
BELA BUERI - "Tive pena de deixar-te"
Plat.
Gabriela. 19 anos. Bela, para os amigos; e, de facto... Professora, mas com alma fadista. Do disco que então gravou, acompanhada pelo Conjunto de Guitarras de Jorge Fontes, aqui a relembro no Fado das Horas, com uma letra de Manuel de Andrade, "Tive pena de deixar-te"
E aqui, ao vivo, uns anitos depois, em 1995, no Parque de Palmela
terça-feira, abril 09, 2013
JORGE MARTINHO - "Pátria de Camões"
De Fernanda do Carmo, no Fado Freira, Jorge Martinho interpreta "Pátria de Camões", acompanhado à guitarra por Edgar Nogueira e à viola por M. Martins e Lourenço Zara.
(Publicado em 06.08.2011)
sábado, abril 06, 2013
OS 3 DE PORTUGAL - "Saudades Novas"
Venho hoje lembrar mais um grupo, "Os 3 de Portugal", interpretando "Saudades Novas", uma rapsódia de fados, arranjo de Berta Cardoso, que originalmente se intitulava "Saudades antigas e novas".
Dos três elementos do grupo, apenas tenho notícia de que ainda se encontra entre nós o Pedro Machado, a residir na Casa do Artista. Para ele, votos de saúde e vida e esta pequena homenagem.
quarta-feira, março 27, 2013
TRIO GUADALAJARA - "Fado das Queixas"
Desta vez, é o Trio Guadalajara que aqui recordo interpretando o "Fado das queixas", de José Carlos Rocha e de Joaquim Frederico de Brito.
Com dedicatória para todos os que frequentam esta página de Fado, especialmente, por motivos óbvios, para o fadistíssimo barcelonês Jaume, do blogue de fado. Um bjinho!
terça-feira, março 19, 2013
"Pai porque me deixaste" - ODETE MENDES
A assinalar o Dia do Pai, este fado, que Odete Mendes escreveu e interpreta numa música de Filipe Pinto, dedicado a todos os pais do mundo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)







