Adelina Ramos interpreta "Rapsódia de Fados", um arranjo de Jaime Santos para uma letra de Carlos Conde
terça-feira, setembro 11, 2012
domingo, setembro 09, 2012
GERMANO ROCHA
Plat.74
Deixo-vos com esta interpretação muito curiosa do Adeus Mouraria, de Artur Ribeiro, um fado de Lisboa a soar a Coimbra, por Germano Rocha
quinta-feira, setembro 06, 2012
sexta-feira, agosto 31, 2012
MAX - "Tenho saudades de mim"
De Fernando Peres e de Júlio Proença, Maximiano de Sousa, mais conhecido por MAX, interpreta "Tenho saudades de mim"
...
"Da Madeira trouxe a esperança
do meu sonho de criança
tudo por querer ser assim
Numa saudade esquecida
numa alegria perdida
tenho saudades de mim"
terça-feira, agosto 28, 2012
quarta-feira, agosto 22, 2012
sábado, agosto 18, 2012
LINA SANTOS - "Varina da velha Ribeira"
Plat. 74
sexta-feira, agosto 17, 2012
sábado, agosto 11, 2012
ANTÓNIO DOS SANTOS - "Recordando"
O fado-balada "Recordando" tem letra e música de A. Veloso R. Camelo e de António dos Santos, que também o interpreta.
A propósito, há por aí quem entenda que chamar "letra" às palavras de um fado é, de algum modo, menorizar um texto que antes devia chamar-se poesia... Pois eu penso absolutamente o contrário - chamar "letra" às palavras de um fado é simplesmente marcar a diferença entre um e outro texto, cujas técnica e finalidade são, por certo, diferentes... Não é este o momento, nem o sítio para me alongar mais sobre o assunto; apenas queria dizer que, em minha opinião, há no Fado imensas letras extraordinárias, que muitos poetas gostariam mesmo de assinar por baixo, e que devem continuar a ser assim designadas, quanto mais não seja para marcar essa diferença essencial entre os textos poéticos... Em suma, há a poesia, a prosa poética e a letra, que é aquele texto que se escreve para Fado, a isso adequado na sua forma e conteúdo, um modo de escrever e sentir tão português como o Fado, inacessível até a muitos poetas... Por isso, também gosto de dizer "letristas", que é uma forma tão maior, tão mais próxima e genuína de cantar a vida, o dia-a-dia, de celebrar com palavras simples a complexidade dos sentimentos... A letra deste fado-balada é bem o exemplo disso... tão simples, não é? Tentem escrever assim e verão... Talvez pela dificuldade, nunca houve muitos poetas a escrever para Fado; lembro, por exemplo, o David Mourão-Ferreira, além do mais um académico, apenas para vos desafiar a tentarem estabelecer duas (im)possíveis comparações- entre as suas poesias e as suas letras e entre as suas letras e as de João Linhares Barbosa; aí têm no que difere um poeta dum letrista! É que, letristas, apenas portugueses e no Fado. Por isso, deixem que se continue a chamar letra às palavras do fado e letrista a quem as escreve e tenham orgulho nisso, de sermos únicos e tão bons!
Pena é que tenhamos agora tanta falta de letristas e tantos poetas a escrever para fado umas coisas que ninguém percebe porque não dizem seja o que for; nem são letras, nem são poemas, escritos por quem nem sabe ser letrista nem poeta... umas "coisas" que ninguém mais lembra, que nem chegam a entrar no ouvido que, como órgão muito sábio que é, nem sequer as deixa entrar... Por alguma razão andam os fadistas de agora agarrados a repertórios antigos, cantados, recantados, mas sempre a agradar. Essa é que é essa!...
António dos Santos Caio Castanheira, que adoptou o nome artístico de António dos Santos, nasceu no Hospital de São José, freguesia do Socorro, a 14 de Março de 1919. ... (daqui)
sexta-feira, agosto 03, 2012
TUCHA MASCARENHAS - "Xaile franjado"
"...
Não é em traje de baile
que uma fadista de raça
canta a tristeza dum povo
...
Que o xaile da cantadeira
é o supremo baluarte
do Fado de Portugal"
quinta-feira, agosto 02, 2012
sábado, julho 28, 2012
EURICO PAVIA - "Meu Fado eterno"
Eurico Pavia, natural de Cabeço de Vide - Fronteira, canta o fado desde 1971, tendo actuado em diversas Casas de Fado em Portugal, nomeadamente na "Adega Machado" e na "Adega Mesquita", mas também no estrangeiro - Brasil, Nova Iorque, Dallas, Texas, Bélgica e Holanda; é ainda de assinalar a sua presença, durante uma semana, no certame da Expo 98 e a sua participação em alguns programas televisivos.
Presentemente, continua a deixar-se ouvir em alguns sítios de fado e, hoje, é aqui lembrado com um fado da autoria de Castro Infante e de Jorge Fontes - "Meu Fado eterno".
quinta-feira, julho 26, 2012
"O Rouxinol do Minho"
Plat.
Representante do fado de Coimbra na Exposição do Mundo Português, em 1940, ao lado de Ercília Costa, que representou o fado de Lisboa
quarta-feira, julho 25, 2012
terça-feira, julho 17, 2012
EMÍLIA REIS - "A Roda da Vida"
Plat.74
Com o fado "A Roda da Vida" lembro e homenageio a fadista Emília Reis, que o interpreta e reparte a autoria do mesmo com Manuel Guiomar. A fadista pertenceu, durante algum tempo, ao elenco do "Timpanas" e, salvo erro, foi a criadora do "Ovelha Negra".
quarta-feira, julho 11, 2012
DARIO DE BARROS
D.L.1963
Plat.74
Aqui fica este vídeo de lembrança e homenagem a mais um famoso "desquecido"
De Frederico de Brito e Lopes Teixeira, Dário interpreta "Deixa que eu cante o meu fado"
sábado, julho 07, 2012
ANA MADALENA - "Sagrada mentira"
Comecei muito nova nas cantigas. Dos 10 aos 18 anos frequentei diversos lugares de Fado, chamado Fado Vadio que se exibia em tasquinhas e associações recreativas. Logo adiante, pela primeira vez cantei acompanhada à guitarra e à viola. Após um programa de rádio (Revelação) em que intervi com grande agrado, decidi profissionalizar-me e a partir daí nunca mais parei de cantar. Aos meus queridos amigos Neca Rafael e Fernando Gomes agradeço o sincero estender de mão que me proporcionaram.
Actuei por todo o país em numerosos espectáculos. Trabalhei em restaurantes típicos de Lisboa, numa dúzia deles e nos mais conceituados então, como na «Severa», no «Timpanas», «Tipóia» e «Fragata Real». Digressei por Angola, Madeira, Espanha e França. Participei em programas de televisão e actuei em casinos, além de ter perpassado por todas as casas típicas do Porto.
Para continuar a ler aqui
"Sagrada mentira", de Jaime Santos e D.R., é o fado que Ana Madalena interpreta, acompanhada por Francisco Carvalhinho, António Chaínho, Carvalhinho Jr. e José Maria Nóbrega.
quarta-feira, julho 04, 2012
MONIZ TRINDADE
Plat.
Moniz Trindade interpreta "O fala-barato", de António José e Martinho d'Assunção. Um tema sempre actual...
Plat.
sexta-feira, junho 22, 2012
NATALINA JOSÉ - "Lisboa minha saudade"
Lembro hoje a actriz e fadista Natalina José, interpretando um tema da autoria de Alexandre Fontes e de Jorge Fontes, acompanhada pelo conjunto de Jorge Fontes e pelo acordeon de Quim Barreiros
quarta-feira, junho 13, 2012
quinta-feira, junho 07, 2012
segunda-feira, maio 21, 2012
"Elogio à Portuguesa" - RAUL PEREIRA
Um elogio à mulher portuguesa; música e letra de Frederico de Brito
"Do Algarve até ao Minho / Há tanta moça catita / Tanto corpo maneirinho / E tanta cara bonita..."
sexta-feira, maio 18, 2012
quarta-feira, maio 02, 2012
FREI HERMANO DA CÂMARA - "O meu fado"
Plateia 64
"Outro caminho", que não o do Fado, terá sido o de Frei Hermano da Câmara, mas a verdade é que continuará sempre presente no "fado que passou, levando agarrado o seu coração"...
Este é, talvez, dos seus fados, um dos menos conhecidos, mas que, para mim, é um dos melhores, ao lado dos que já lembrei aqui e aqui
sexta-feira, abril 27, 2012
ALICE MAYA - "Onde está o Fado"
Plateia
Hoje, neste espaço, volto a lembrá-la, interpretando "Onde está o Fado", um fado da mesma dupla.
quinta-feira, abril 12, 2012
domingo, março 25, 2012
MÁRIO ROCHA - "Ser fadista"
Plat.63
Mário Rocha interpreta, no Fado Triplicado, "Ser fadista", um original de Júlio Vieitas
Porque canto e sei sentir / Quero expandir, definir / Este meu ponto de vista / Não é fadista quem quer / Ter o prazer em aprender / Mas sim quem nasceu fadista //
Os cantadores do passado / Que no Fado deram brado / Tinham valor, tinham garra / Cantavam com devoção / Com vibração no coração / Ao trinar duma guitarra //
Manuel da Mota, o Ginguinhas / Vianinha, o Quintinhas / E os que mais não sei esquecer / Eram fadistas de gema / Tinham por tema este lema / Antes quebrar que torcer //
Outros mais tarde apareceram / Que venceram e fizeram / Do Fado honroso caminho / Não esquecendo a primazia / Da magia que imprimia / Na guitarra o Armandinho //
De tudo que se cantou / Que se passou e adorou / Nesses bons tempos vividos / Só nos ficou por herança / Uma lembrança que alcança / Saudades dos tempos idos
quinta-feira, março 15, 2012
"Sou tua" - FLORA PEREIRA
Plat.1963
Conflito? Não creio!...
Mas prova, de algum modo, o quão importante era, para os Fadistas, o Repertório de cada um. Vivemos hoje outros tempos e, à semelhança de tantas outras coisas, também o Repertório se liberalizou...
Seja como for, este fado "Sou tua" passou a constar como sendo do repertório da Flora Pereira, tal como o "Cigano", do repertório da Berta Cardoso, que também nunca o gravou, passa muitas vezes como sendo do repertório da Ada de Castro. Claro que ninguém se importava que alguém cantasse um fado seu; gravá-lo é que já era outra conversa, porque, nesse tempo, as letras, que constituíam o repertório, custavam dinheiro...
Alguma razão teria a Alice Maria mas, cá por mim, ainda bem que a Flora gravou esse fado... não acham?
segunda-feira, março 12, 2012
quarta-feira, março 07, 2012
quinta-feira, março 01, 2012
sábado, fevereiro 25, 2012
quarta-feira, fevereiro 22, 2012
quinta-feira, fevereiro 16, 2012
terça-feira, fevereiro 14, 2012
Bodas de ouro
Plat.
No Fado,a letra é fundamental; Linhares Barbosa, o "Príncipe dos Poetas", que foi um dos mais talentosos poetas de Fado, brindou os seus amigos, nessa noite, na "Viela", dizendo as "Janelas do rés-do-chão" que aqui lembro na interpretação de Flora Silva.
Mas se no céu, lá em cima / Surgem da lua as feições / Um parzinho que se estima / Arranja mais uma rima / Uma rima de ilusões
Não há no mundo, talvez / Mais alegre comunhão / Que o namoro português/ Nascido no rés-do-chão
Por esta Lisboa fora / Venham de noite comigo / P'ra ver como se namora / Na moldura dum postigo / Quando as sombras põem negras asas / E as ruas são escuras / A luz que há dentro das casas / É que dá cor às molduras
As janelas são vitrais / Cortinas, rendas de espuma, /As vidraças são cristais / As bocas juntam-se mais / E as duas vidas são uma
Não há no mundo, talvez / Mais alegre comunhão / Que o namoro português / Nascido no rés-do-chão"
domingo, fevereiro 12, 2012
Fernanda Peres - "Gosto de ti"
Plat.
O fado "Gosto de ti" interpretado por Fernanda Peres, a "Miúda do Bairro Alto", a "Joaninha" do filme "Eram 200 irmãos" (1952)
sexta-feira, fevereiro 03, 2012
SAUDADE DOS SANTOS - "A Canção da Saudade"
Plat.
Uma outra faceta da cantadeira Saudade dos Santos, que já aqui lembrei.
A sua prestação numa cena do filme "A Canção da Saudade" (1964)
quinta-feira, janeiro 26, 2012
BEATRIZ FERREIRA - "Mais promessas"
Plat.
Uma letra preciosa de J. Frederico de Brito, com musica de J. Fontes, interpretada por Beatriz Ferreira.
quarta-feira, janeiro 18, 2012
"Ordem Nova" - António Mourão
Umas sábias quadras do "poeta popular" António Aleixo, interpretadas, no Fado das Horas, por António Mourão, o quase esquecido "fadista nova vaga" de quem aqui fica o "Retrato de corpo inteiro"
Plat.1965
quinta-feira, janeiro 05, 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)









