terça-feira, dezembro 04, 2012

RAUL PEREIRA - "Zé Grande"

Plat.



Raul Pereira (que já lembrei aqui, aqui , aqui e aqui) intérprete favorito de Carlos Conde e um dos que não dispenso, interpreta o fado "Zé Grande" da autoria de ambos.

domingo, dezembro 02, 2012

FADO - Herança Cultural e Intangível da Humanidade

Ainda acerca da matéria versada no verbete anterior, lembrei-me eu, por curiosidade, de ir procurar alguma informação sobre  a candidatura do Fado a Intangible Cultural Heritage of Humanity, candidatura que, tenho ouvido dizer, foi considerada como uma das mais bem apresentadas. Confesso que, até hoje, ainda não tinha tido, nem a curiosidade necessária, nem o tempo disponível para me dedicar ao assunto, mas hoje, com uma pedrinha no sapato e algum tempo livre, aí fui eu vasculhar a rede e encontrei matéria interessante que me deixa, porém, algumas questões sem resposta... Creio que a comunidade fadista que, como eu, tem divulgado e continua a divulgar, na rede, o Fado, de uma forma maior, que mais não seja porque a título gracioso, terá todo o interesse em consultar, na íntegra, os documentos de que aqui deixo apenas alguns como exemplo, para o que basta clicar aqui e baixar os que são disponibilizados em Inglês-Francês e Português


Neste primeiro documento, estranhei não encontrar os nomes de fadistas consagradas como os de Beatriz da Conceição, Celeste Rodrigues, Deolinda Rodrigues, Mariana Silva, para nomear apenas algumas, mas encontrar nomes de pessoas cuja relevância no Fado, eu gostaria que alguém me explicasse... 

Relativamente ao documento abaixo, o que me chamou mais a atenção, foi mesmo a questão dos Amount. Do alto da minha ignorância e do meu blogue de Fado Menor, pergunto eu, a quem souber responder-me, o que significa estas verbas, cujo total perfaz a bonita soma de euros 1.215,000... o que significa, quero eu dizer, quem paga estes valores... ou seja, este dinheiro vai ser ou foi disponibilizado por quem e a quem, para o cumprimento das Safeguarding measures proposed ? Isto, se perguntar não ofende...
Afinal, esta coisa de lhe chamarem Património Imaterial tem que se lhe diga... Parece-me muito material, até!... Ao menos, já fiquei entendendo melhor o vespeiro que se formou à volta da colmeia...




terça-feira, novembro 27, 2012

FADO - Património C. I. da Humanidade - 1º aniversário


A assinalar o 1º aniversário do reconhecimento do FADO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a C.M.Lisboa vai distinguir várias personalidades que, de algum modo, tiveram um papel preponderante na promoção e divulgação deste género único e português, cada vez mais apreciado nacional e internacionalmente. 
Com o fado "LISBOA DO FADO", de Guilherme Pereira da Rosa e de J. Fontes Rocha, numa magistral interpretação de Fernando Maurício, acompanhado pelas guitarras de Manuel Mendes e de Armandino Maia, a viola de José Maria de Carvalho e a viola-baixo de José Vilela, associo-me a esta comemoração e homenagem, que muito nos orgulha.

Quando qualquer fado soa
É a voz da tradição
É toda a velha Lisboa
A mostrar seu coração

O fado desta cidade 
Nasceu no cais, foi ao mar
E mal doeu a saudade 
Cantou para não chorar

Fado é voz navegante 
Que à distância se lamenta
Mensagem de amor distante 
Que a própria distância aumenta

Fado é mágoa daquelas 
Que ficam em mil cuidados
Por quem foi nas caravelas 
Procurando novos fados

domingo, novembro 25, 2012

DESGARRADA

Encontrei esta Desgarrada, ao vivo e à séria, que não posso deixar de partilhar convosco, não vá dar-se o caso de não toparem com ela no sacrossanto Youtube...
Prestem bem atenção à graça das quadrinhas - algumas very hot :-) - e aos fadistas de raça...
Isto é do genuíno!

 

A solicitação do Amigo Jaume, aqui se reproduz as quadrinhas

Vou abrir a desgarrada
desgarrada singular
com a garganta afinada
Alexandre podes cantar

Ó sua descaradona
tire a roupa da janela
que essa camisa sem dona
lembra-me a dona sem ela

Ó Senhor dos Aflitos
por mim não tens compaixão
deste-me 3 pernas lindas
mas uma não chega ao chão

A Maria mamalhuda
mandou fazer 2 camas
uma p'ra se deitar ela
outra p'ra deitar as mamas

Fiz amor c'uma galinha
com grande satisfação
p'ra ver o gozo que tinha
fazer dum galo um cabrão

Meninas amai um coxo
Que um coxo também se ama
só a graça qu'ele tem
d'ir aos saltinhos p'rá cama

Homem velho, mulher nova
dá-me sempre a impressão
do inverno entrar na cova
com a primavera pela mão

Minha irmã foi ao dentista
porque lhe doía um dente
o dentista enganou-se
e tirou-lhe os 3 da frente

Torradinhas, torradinhas
torradinhas comeste tu
a Miraldina é como a cabra
não tem p... no c... / não tem cabelo nas costas

Atirei c'uma pedrinha
à janela do meu bem
p'ra fazer sinal ao filho
parti os c... à mãe / parti a cabeça à mãe

Sino, coração da aldeia
Coração, sino da gente
Um, a sentir quando bate
Outro, a bater quando sente

Nem por isso gosto menos
duma mulher que se pinta
As mulheres são como os chocos
E eu, como-os sempre com tinta

Cabelo branco é saudade
da mocidade perdida
às vezes não é da idade
são os desgostos da vida

Os p... saem do c...
como os pombos dos pombais
Os pombos ainda voltam
os p... não voltam mais

Ninguém sabe dizer nada
da formosa Marilú
foi apanhada na escada
a comer bacalhau cru

Tenho uma rata no sótão
ao pé da lata da tinta
Todos os dias vou lá ver
se aquela rata já pinta

Casado que arrasta a asa
à mulher deste e daquele
merece encontrar em casa
outro homem no lugar dele

Ó minha mãe, minha mãe
Ó minha mãe, minha amada
quem tem uma mãe tem tudo
quem não tem mãe é órfão

Nas ondas do teu cabelo
ensinaste-me a nadar
mas quando estiveres careca
ensinas-me a patinar

Cabelo branco é saudade
da mocidade risonha
às vezes não é da idade
mas sim da pouca vergonha

Eu não sei porque razão
certas mulheres, a meu ver
quanto mais pequenas são
mais grandes se querem fazer

Acabou a desgarrada
que não ofendeu ninguém
Boa noite, meus senhores
Passem todos muito bem!

terça-feira, novembro 20, 2012

MIGUEL SILVA - "A melhor de todas"

Plat.


A MELHOR DE TODAS

Carlos Conde / Fado Margarida (Miguel Ramos)

Apesar de na vida em que me iludo
A paixão ser um pouco de estranhar
Eu tive uma mulher que me deu tudo
O que na vida mais se pode dar

Furtou-me ao caminho desvairado
Onde as vidas sem norma se consomem
E aconselhou-me sempre a ser honrado
A virtude maior que tem o homem

Nunca me abandonou nas incertezas
Que fazem apresar os nossos dias
Chorou sempre comigo nas tristezas
P’ra comigo sorrir nas alegrias

Deu-me beijos sem fim de amor sem par
Numa ardência profunda e altaneira
E nunca precisou p’ra me beijar
De saber quanto eu tinha na carteira

Essa mulher de um bem nobre e profundo
Como esse amor não tive em mais ninguém
Era a mulher mais rica deste mundo
A mais rica por ser a minha mãe

Para saber mais sobre Carlos Conde, um dos grandes poetas de Fado, aceda ao blog "O Fado de Carlos Conde"

domingo, novembro 18, 2012

ALFREDO DUARTE JR. - "É Loucura ser fadista"

Plat.



Este fado, Loucura, de Júlio de Sousa, é, de facto, um "caso" no Fado. Não é apenas mais um daqueles fados que quase todos os fadistas interpretam; não!, é isso e mais do que isso; porque, depois do 1º Loucura que Júlio de Sousa compôs para a sua irmã Mariamélia e que foi uma "autêntica loucura" de popularidade na voz de Berta Cardoso, Júlio de Sousa escreveu, para essa música, uma outra letra para o repertório de Berta Cardoso e, a essa, outras se seguiram, para outros fadistas, de entre as quais esta, para o especialíssimo Alfredo Duarte Jr., que sempre recordo com saudade dos "velhos tempos de então". Ao filho, meu caro Amigo Vitó, aquele abraço!

quinta-feira, novembro 15, 2012

ANTÓNIO ROCHA - "Fado Poliglota"

Plat.



A internacionalização do Fado não é de agora; Já há alguns anos que António Rocha compôs este muito oportuno e divertido Fado Poliglota que está cada vez mais na moda...


terça-feira, novembro 13, 2012

FADO COM SOTAQUE

JM, do 4Fado Lisbon, que se dedica a gravar em vídeo a/os mais diversa/os fadistas, em casas onde acontece  o chamado Fado Vadio, gravou, há algum tempo,  as prestações de quatro estrangeiros. Para ser franca, gostei de todos, gostei deste Fado com sotaque que contém assim mesmo o sentir Universal desse Canto, que é muito mais que Poesia e Música, é a Alma Portuguesa, como disse Guilherme Pereira da Rosa.
Dos quatro intérpretes apresentados, de que gostei igualmente, escolhi o Loek para ilustrar este verbete, considerando apenas a diferença mais óbvia entre eles - a de género; contudo, deixo as ligações para poder mais facilmente visionar os restantes, no canal Youtube, aqui, aqui e aqui.

 

De facto, embora interpretado por estrangeiros, este não é um Fado estrangeirado... Este é O bom Fado, o fado que não canta toda a gente, que só canta quem o sente pois o Fado é coração; O bom fado que, quando soa / tem o jeito de Lisboa / em cada volta marcado / É saudade, amor, tristeza / É a Alma Portuguesa / É tudo isto o bom fado... Assim escreveu Guilherme Pereira da Rosa para uma música de José Marques, O Bom Fado, que Hermínia interpreta como só ela sabe. E, sendo o Fado, mais do que qualquer outra coisa, uma coisa da Alma, pouco importa o sotaque de quem o canta se o canta com o coração...
É isto - Fado é p'ra gente fadista!


Plat.


sábado, novembro 10, 2012

VICÊNCIA LIMA - "Não rias"

Plat.


aqui lembrei Vicência Lima, uma fadista que muito aprecio. Hoje, é com este "Não rias" de Ivete Pessoa e Armando Machado que volto a recordar essa tão "castiça cantadeira".

FADO e FUTEBOL

Plat.
Fernando Peyroteo, um dos Cinco Violinos do Sporting Club de Portubal, instrumentista de Fado.

quinta-feira, novembro 08, 2012

CARLOS BARRA - "Às ginjas com elas"

Plat.


De Carlos Alberto França, Carlos Barra interpreta este muito conhecido e tão actual "Às ginjas com elas", cujo refrão reza assim 

"...
E ainda há quem diga que isto é cantiga de gente ralé
Era antigamente, pois eu cá sou gente, muito boa até
            Que importa o que dizem e os que maldizem até com desdém
Se hoje já se vê a malta yé-yé cantar o fado também
..."