quarta-feira, julho 04, 2012

MONIZ TRINDADE

Plat.


Moniz Trindade interpreta "O fala-barato", de António José e Martinho d'Assunção. Um tema sempre actual...

Plat.

sexta-feira, junho 22, 2012

NATALINA JOSÉ - "Lisboa minha saudade"


Lembro hoje a actriz e fadista Natalina José, interpretando um tema da autoria de Alexandre Fontes e de Jorge Fontes, acompanhada pelo conjunto de Jorge Fontes e pelo acordeon de Quim Barreiros

segunda-feira, maio 21, 2012

"Elogio à Portuguesa" - RAUL PEREIRA


Um elogio à mulher portuguesa; música e letra de Frederico de Brito
"Do Algarve até ao Minho / Há tanta moça catita / Tanto corpo maneirinho / E tanta cara bonita..."

quarta-feira, maio 02, 2012

FREI HERMANO DA CÂMARA - "O meu fado"


Plateia 64

"Outro caminho", que não o do Fado, terá sido o de Frei Hermano da Câmara, mas a verdade é que continuará sempre presente no "fado que passou, levando agarrado o seu coração"...  
Este é, talvez, dos seus fados, um dos menos conhecidos, mas que, para mim, é um dos melhores, ao lado dos que já lembrei aqui e aqui

 

sexta-feira, abril 27, 2012

ALICE MAYA - "Onde está o Fado"

Plateia

aqui lembrei esta fadista, com o fado da sua preferência.
Hoje, neste espaço, volto a lembrá-la, interpretando "Onde está o Fado", um fado da mesma dupla.

domingo, março 25, 2012

MÁRIO ROCHA - "Ser fadista"


Plat.63


Mário Rocha interpreta, no Fado Triplicado, "Ser fadista", um original de Júlio Vieitas

Porque canto e sei sentir / Quero expandir, definir / Este meu ponto de vista / Não é fadista quem quer / Ter o prazer em aprender / Mas sim quem nasceu fadista //
Os cantadores do passado / Que no Fado deram brado / Tinham valor, tinham garra / Cantavam com devoção / Com vibração no coração / Ao trinar duma guitarra //
Manuel da Mota, o Ginguinhas / Vianinha, o Quintinhas / E os que mais não sei esquecer / Eram fadistas de gema / Tinham por tema este lema / Antes quebrar que torcer //
Outros mais tarde apareceram / Que venceram e fizeram / Do Fado honroso caminho / Não esquecendo a primazia / Da magia que imprimia / Na guitarra o Armandinho //
De tudo que se cantou / Que se passou e adorou / Nesses bons tempos vividos / Só nos ficou por herança / Uma lembrança que alcança / Saudades dos tempos idos

quinta-feira, março 15, 2012

"Sou tua" - FLORA PEREIRA


Plat.1963

Conflito? Não creio!...
Mas prova, de algum modo, o quão importante era, para os Fadistas, o Repertório de cada um. Vivemos hoje outros tempos e, à semelhança de tantas outras coisas, também o Repertório se liberalizou...
Seja como for, este fado "Sou tua" passou a constar como sendo do repertório da Flora Pereira, tal como o "Cigano", do repertório da Berta Cardoso, que também nunca o gravou, passa muitas vezes como sendo do repertório da Ada de Castro. Claro que ninguém se importava que alguém cantasse um fado seu; gravá-lo é que já era outra conversa, porque, nesse tempo, as letras, que constituíam o repertório, custavam dinheiro...


Alguma razão teria a Alice Maria mas, cá por mim, ainda bem que a Flora gravou esse fado... não acham?




terça-feira, fevereiro 14, 2012

Bodas de ouro

Plat.

No Fado,a letra é fundamental; Linhares Barbosa, o "Príncipe dos Poetas", que foi um dos mais talentosos poetas de Fado, brindou os seus amigos, nessa noite, na "Viela", dizendo as "Janelas do rés-do-chão" que aqui lembro na interpretação de Flora Silva.

"Conheço-os bem, ele e ela / Trato-os por tu, sei quem são, / Namoram numa janela / Dum modesto rés-do-chão / O parapeito é baixinho / Tão baixo que dá ensejos / Ao ouvir-se um burburinho / Duma corrida de beijos

Mas se no céu, lá em cima / Surgem da lua as feições / Um parzinho que se estima / Arranja mais uma rima / Uma rima de ilusões

Não há no mundo, talvez / Mais alegre comunhão / Que o namoro português/ Nascido no rés-do-chão

Por esta Lisboa fora / Venham de noite comigo / P'ra ver como se namora / Na moldura dum postigo / Quando as sombras põem negras asas / E as ruas são escuras / A luz que há dentro das casas / É que dá cor às molduras

As janelas são vitrais / Cortinas, rendas de espuma, /As vidraças são cristais / As bocas juntam-se mais / E as duas vidas são uma

Não há no mundo, talvez / Mais alegre comunhão / Que o namoro português / Nascido no rés-do-chão"

domingo, fevereiro 12, 2012

Fernanda Peres - "Gosto de ti"



Plat.



O fado "Gosto de ti" interpretado por Fernanda Peres, a "Miúda do Bairro Alto", a "Joaninha" do filme "Eram 200 irmãos" (1952)

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

quinta-feira, janeiro 26, 2012

quarta-feira, janeiro 18, 2012

"Ordem Nova" - António Mourão



Umas sábias quadras do "poeta popular" António Aleixo, interpretadas, no Fado das Horas, por António Mourão, o quase esquecido "fadista nova vaga" de quem aqui fica o "Retrato de corpo inteiro"



Plat.1965


quinta-feira, janeiro 05, 2012

sábado, dezembro 31, 2011

快樂2012!

A propósito, de propósito, como entenderem... é nossa missão!
Assim,
Se ainda não conhecem, vale a pena ouvir a entrevista e ouvir cantar o Fado em mandarim e em português, por esta tão especial fadista - Cao Bei



(Boa zona!, digo, Boa, Júlia!...)

Fados!

quarta-feira, dezembro 21, 2011

"Nossa Senhora faz meia"





Com este fado, uma quadra de Augusto Gil, glosada por J. Linhares Barbosa, que Tristão da Silva interpreta numa música de Vianinha, desejo a todos um FELIZ NATAL e Bons Fados!

quarta-feira, dezembro 14, 2011

sexta-feira, dezembro 02, 2011

ANA MARIA e GABINO FERREIRA

Foi com grande alegria que os portugueses, particularmente a comunidade fadista, acolheu a notícia de ter sido o Fado reconhecido como Património da Humanidade;


mas foi com tristeza que, quase em simultâneo, se recebeu a notícia da morte de dois notáveis fadistas, Ana Maria, a fadista negra, e Gabino Ferreira, o último dos da Velha Guarda.


Em anteriores verbetes, no Fadocravo, tive ocasião de lembrar e homenagear um e outra, mas hoje, ao lembrar essas vozes tão fadistas, presto-lhes também uma última homenagem e ao Fado que tanto enriqueceram, cantando-o.








sábado, novembro 26, 2011

DEOLINDA RODRIGUES - "Fado do Emigrante"

Lembrei-me eu agora de relembrar este Fado, agora que até altos responsáveis da Nação sugerem que emigremos ?!... Ora bem! Nós e a nossa valise de cartão... Um povo de emigrantes / imigrantes e migrantes...

Aqui fica , então, o "Fado do Emigrante", de Amadeu do Vale e Jaime Mendes, na interpretação da sua criadora, Deolinda Rodrigues



domingo, novembro 20, 2011

"Nos tempos em que eu cantava" - ALFREDO MARCENEIRO

Presentemente, anda por aí tanta gente a assassinar o Fado, que cada vez mais me apetece apenas ouvir os antigos...

E tantos que renegaram o Fado, tantos que o apoucavam e a quem dele gostava, agora são os maiores, agora todos sempre amaram a Canção Nacional e sabem tudo... Nesse tempo, em que o cachet não era o mais importante, os fadistas reuniam-se e cantavam por gosto; nem interessava a quem dele agora faz filão dourado...; sim, agora que o Fado dá fama e proveito, todos são fadistas...

Parabéns!, mas não deixem de consultar a Fadoteca; pode ser que por lá descubram coisas muito interessantes!...

Entretanto, fiquem-se com este fantástico "Nos tempos em que eu cantava", de Fernando Teles e de António Rosa Sapateiro, na interpretação maior do nosso Alfredo Marceneiro.


terça-feira, outubro 11, 2011

TINO FERREIRA - "Amor de pai"







A complementar o verbete no Fadocravo, a interpretação, por Tino Ferreira, do fado "Amor de pai", uma letra de Armando Neves

sábado, outubro 08, 2011

Emissão filatélica "O FADO"


Ainda acerca desta emissão filatélica que será apresentada no Museu do Fado no próximo dia 12 do corrente, encontrei aqui a informação mais completa, com acesso ao respectivo Edital, onde se poderá ler um breve texto "explicativo", subscrito por Sara Pereira.

É claro que todos nós, mais ou menos ligados à causa fadista, nos interrogamos acerca da escolha destas individualidades e não doutras, tão ou mais representativas do Fado, e que tantas foram!, logo a começar pela Severa, mito fundador do universo fadista... Todos nós, creio eu, gostaríamos de saber os critérios que presidiram a esta escolha, ou, como é costume, ficar-nos-emos pela aceitação de decisões a que a parcialidade e o compadrio não são, por vezes, estranhas?!...

Por certo que, aquando do lançamento da colecção, à responsável do Museu do Fado, que terá ouvido, para a decisão tomada, os seus conselheiros, nos quais se incluem, creio eu, os fadistas Carlos do Carmo e Vicente da Câmara, será fácil explicar as razões desta escolha e o fará com todo o gosto e fervor democrático... Provavelmente dir-nos-á também porque se optou por não se fazer representar, nesta colecção, outros gigantes do Fado que, assim, continuam a ficar escondidos por detrás das figuras de quem lhes dá voz; refiro-me, obviamente aos autores de letras e músicas absolutamente magistrais, sem as quais, hélas, nem seria possível brilharem no céu as outras estrelas que a colecção premeia. E dir-nos-á ainda a razão de se ter igualmente ignorado aqueles que dão ao fado outra voz, a da guitarra e a da viola...

Ou não?!... Aguardemos!

quinta-feira, outubro 06, 2011

Parabéns, Sr. Carlos!



Parawells, sim! Para além de conseguir esta façanha de que mais ninguém, creio eu, se poderá gabar, consegue ainda que o seu sê-lo tenha maior valor do que o de Amália!... E esta, hem?!

É caso p'ra dizer que Mais vale selo...

Enfim, temos, no país que merecemos, as pessoas que igualmente merecemos...

Como diria o outro, -Palavras para quê? É um "artista" português!...

quinta-feira, setembro 22, 2011

ZECA AFONSO - "Inquietação"




Edmundo Bettencourt e Alexandre Resende são os autores; Zeca Afonso o intérprete deste fado de Coimbra, "Inquietação"

"És linda!, se foras feia / Mesmo assim eu te queria / Não é por ser lua cheia / Que a lua mais alumia // Todo o bem que não se alcança / Vive em nós, morto de dor / Quem ama de amor não cansa / E, se morrer, é d'amor"

Plat.

segunda-feira, setembro 19, 2011

MARIA DE FÁTIMA - "Ceia fadista"






De Carlos Conde e Casimiro Ramos, Maria de Fátima interpreta "Ceia fadista", acompanhada pelas guitarras de António Parreira e de Armandino Maia, a viola de Francisco Gonçalves e a viola-baixo de José Mª de Carvalho


"Conheci no Ribatejo / aquele moço forcado / primeiro disse um gracejo / à tarde atirou-me um beijo / à noite pediu-me um fado // Porém, na ceia fadista / à moda ribatejana / ele, num ar de conquista / namorava muito à vista / os olhos duma cigana // Então, já sentindo o lume / de paixões abrasadoras / fui cantar sem azedume / só p'ra mostrar que há ciúme / num amor de poucas horas // Cada vez que ele a fitava / ia sempre a olhar p'ra mim / mas nem ela imaginava / nem eu própria acreditava / que a cena estava no fim // Mas, após tudo acabado / outra voz chamou-lhe seu / ambas iguais neste fado / nem ela foi do forcado / nem o forcado foi meu"


É caso p'ra dizer "Não há uma sem duas, nem duas sem três"..."E esta, hem?!"

terça-feira, setembro 13, 2011

MANUEL DE JESUS - "Perdi o meu coração"




Acompanhado pelo Conjunto de Guitarras de Jorge Fontes, Manuel de Jesus interpreta "Perdi o meu coração", de Lopes Victor e de Carlos da Maia

segunda-feira, agosto 29, 2011

QUINITA GOMES - "Festa na Atalaia"




Queria muito aqui lembrar esta fadista e por isso me atrevo a fazê-lo com um registo fonográfico em mau estado (também, já não é o primeiro...), mas é o que tenho!...


Antes assim que nada, não é?


No verbete de 2 de Agosto de 2007 do Fadocravo, já eu tinha falado no nome da Quinita Gomes
http://fadocravo.blogspot.com/search?q=quinita+gomes , a propósito de uma ida ao Porto de uma representação fadista que Quinita integrou com, entre outros, o seu companheiro de então, o fadista Frutuoso França...


Hoje, lembro "uma das letras mais populares do repertório de Quinita Gomes", nome artístico de Joaquina Gomes, "Um passeio à Trafaria", da autoria do consagrado João da Mata, que foi também seu companheiro.


Quinita Gomes começou a cantar com apenas 8 anos de idade. A sua voz «velada e triste» fez-se ouvir na "Jansen", no "Solar da Alegria", no "Salão Artístico de Fados"... e no "Monumental", onde um dia se estreou uma outra fadista com apenas 10 anos de idade, Mariana Silva, "A Miúda do Alto do Pina", de quem foi Madrinha de Fado.


"Festa na Atalaia", assim se intitula este fado, que tem como autores João da Mata e Miguel Ramos, é do repertório e interpretado por Quinita Gomes

VÍDEO DE HOMENAGEM




Encerrando hoje as Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, republico, a propósito, este verbete, já publicado em 14.AGO.2009, lembrando uma vez mais esta fadista do antigamente (ou nem tanto...) e este fado de que muito gosto.

terça-feira, agosto 23, 2011

EULÁLIA DUARTE - "O sabor do Fado"



"...Cantar o Fado é saber / Sentir, amar e sofrer..."

Com música de Jorge Fontes e letra de D. Silva, Eulália Duarte interpreta "O sabor do Fado".

Plat.

Eulália Duarte, uma singular voz do Fado, natural de Lisboa (Lumiar), estreou-se no Café Luso (Catedral do Fado) na travessa da Queimada em 1947, foi em Moçambique (Lourenço Marques), dona de duas casas de fado onde teve grande projecção... "Club dos Lisboetas - Adega da Madragoa e Tendinha" casas onde muito trabalhou... em 1972 com o fadista Carlos Macedo, foi eleita Rainha do Fado... 

Gravou muitos temas tais como: "Você Chega a Estas Horas" (1º grande exito), "Lenda das Rosas" (2º exito), "Sabor a Fado" (3º grande exito), seguiu-se o "Dia de Feira" exito em duas versões, "Ser Fadista", "Assim era o Fado", "Lisboa minha Lisboa", "No Ribatejo", "O Meu Cigano", "Marujo de Lisboa", "Sabor a Fado", "Espalho o meu Coração", "A verdade que sou Eu",... pôs o seu cunho pessoal no "Lisboa Antiga", "Numa Casa Portuguesa", "Fado das Caldas", "Armazém dos Maridos", "O Meu Amor é Forcado", entre muitos outros e últimamente o (Fado do Cartaxo) "Vai acima, vai abaixo, com o Bom Vinho do Cartaxo" , grande exito, este fado é um cartão de visita à cidade... 

Fez vários filmes onde se destaca o "O Explicador de Matemática" de Corinha Ramos, entrou no comentário televisivo o "Ribatejo no Fado"... foi solista de orquestras, cantou nas melhores casa de fado de Lisboa e do nosso pais ao lado de grandes nomes, na rádio, televisão, em festas e romarias, recebeu várias prémios, conta com mais de 65 anos de carreira... 

É casada com José Albergaria da Silveira, técnico de contabilidade e não têm filhos... encontra-se a residir à mais de 30 anos em Ereira - Cartaxo (bonita aldeia no coração do Ribatejo), tendo-a adoptado como sua terra natal...

Na festa dos seus 60 anos de carreira no pavilhão do Centro Social e Paroquial contou com a presença de muitos colegas e amigos... entre as quais a já saudosa Dilma Melo (Nazareth Barbosa) (fadista e solista da Orquesta Típica Scalabitana)... últimamente Eulália Duarte encontra-se adoentada... por isso está afastada...

Os seus temas encontram-se gravados em vínis e cassetes, já não se encontram à venda, alguns temas estão disponíveis no Google, Facebook e no www.youtub.com...

Alguns fadistas amigos: Herminia Silva, Frutuoso França, Alfredo Marceneiro, Maria Albertina, Luís Piçarra, Amália Rodrigues, Lucília do Carmo, Fernando Maurício, Berta Cardoso, Carlos Macedo (Rei do fado 1972), Argentina Santos (dona da Parreirinha de Alfama), Celeste Rodrigues, Deolinda Rodrigues, Maria Augusta, "Zito (José Eduardo)", Nuno de Aguiar, Dilma Melo, José Carlos Garcia, Carlos Lisboa, José Carlos Agustinho, Maria João Quadros, Alexandra, António Figueiredo, Matilde Pereira, António Passão, Manuel João Ferreira, Manuel José Duarte, Emílio Serra, Palma Gois, João Chora, Joana Amendoeira e a nova revelação Hugo Faustino, entre muitos outros...

Alguns guitarras e violas com quem trabalhou: Pacheco (Pai), Profº Joel Pina, Jorge Fontes, José Fontes Rocha, António Chaínho, Martinho D`Assunção, Raul Silva, Avelino Magalhães, José Braga, Carlos Lopes, António Fonseca, Fernando Rebelo, Carlos Velez (Pai), Rui Girão, José Carlos Marona, Raimudo Seixas, Gilberto Silva, Custódio Castelo, José Bacalhau, Luís Petisca, Cajé Garcia, Pedro Amendoeira, entre muitos outros...

Jorge Durão


sexta-feira, agosto 12, 2011

JOSÉ MANUEL OSÓRIO - "Fado da Meia-Laranja"






Uma tarde, na "Mexicana", onde fui lanchar com o José Manuel Osório, agradeceu-me ele este vídeo de que "tinha gostado muito" e ilustrava bem o seu sentir.


Nunca fomos íntimos e nem amigos de convivência regular; encontráva-mo-nos esporadicamente, quase sempre "por acaso". Aconteceu a última vez há alguns meses, na Alameda, e ali estivémos um bom bocado à conversa, com a nossa comum amiga Mariana Silva, que ele muito estimava, "não mais já se vê do que à sua (nossa) queridíssima Fernanda Maria", como eu gostava sempre de ironizar... :-) Foi com o costumado entusiasmo que me falou do trabalho que então estava a desenvolver acerca da História do Fado e da investigação documental que estava a efectuar na Torre do Tombo. Eu escutava-o e sentia-me (ainda mais) pequenina e fraca; aquele Homem passou os últimos 27 anos de vida a ilustrar o que é um verdadeiro Lutador! Quantos de nós, por bem menos, soçobramos!... Por certo, perdemos um investigador dedicado e amante do Fado que ele próprio interpretava pessoalissimamente, destacando eu esta interpretação deste excelente fado, de entre todo o seu restante repertório.


O Zé Manel vai fazer-me falta, como, afinal, nos faltam todos os que queremos e admiramos pelo seu trabalho e integridade.


"José Manuel Osório é mais um nome incontornável no fado, não só como fadista, mas também como investigador e estudioso do Fado, com obra editada. Este fado, que lhe ouvi cantar, emocionada, há já alguns anos, numa noite, no "Tostão", continua a ser um dos meus preferidos, não só pela belíssima letra de José Luís Gordo, que tão bem tratou este tema tão difícil, como pela feliz escolha desta música de Joaquim Campos, como ainda pela superior interpretação de J. M. Osório. " (verbete de 9.Out.2008, no Fadocravo).


Em sua Homenagem, meu Amigo!

quinta-feira, agosto 11, 2011

JULIETA SANTOS - "Brincos de Princesa"




No tempo das cerejas... Linhares Barbosa escreveu, Carvalhinho musicou, Maria Pereira foi a criadora deste fado intitulado "Brincos de Princesa", que aqui apresento recriado por Julieta Santos, acompanhada pelas guitarras de António Chainho e de Armindo Fernandes, pela viola de José Maria Nóbrega e a viola-baixo de Pedro Nóbrega.

Plat.

sexta-feira, julho 29, 2011

E você, sabe quem foi William Gilman?...





Não?! Não diga!...


Aqui tem a resposta. E, antes que não leia, para lhe aguçar a curiosidade, posso adiantar que este exigente crítico inglês de que se fala, afinal seria bem português e até pouco perceberia de música... É claro que a Amália nada tem a ver com esta "técnica de vendas" de que nem necessitava; contudo, parece-me interessante lembrar o quanto a nossa ignorância se deixa enganar por estas falsas luminárias que tanto nos deslumbram, particularmente se ostentarem assim um nome estrangeiro ou estrangeirado que baste... Que crédito teria um Guilherme em terras Lusas?!...

segunda-feira, julho 18, 2011

ALFREDO MONDERREI - "Aragem"

D.L.67


De Carlos Paniágua e de J. Maria dos Anjos, "Aragem", na interpretação de Alfredo Monderrei, acompanhado pelo Conjunto de Guitarras de António Luís Gomes

sábado, julho 16, 2011

segunda-feira, julho 11, 2011

ISAURA GONÇALVES - "Nostalgia do Fado"



Isaura Gonçalves, que em 1954 era já uma "promessa" no Fado, faz-se ouvir na "Parreirinha de Alfama", de cujo elenco faziam então parte a consagrada Berta Cardoso e o notável Júlio Vieitas. Aqui a lembro hoje, interpretando esta belíssima "Nostalgia do Fado", de António Mestre e de José M. Rodrigues, acompanhada à guitarra por A. Chainho e Fernando de Freitas e, à viola, por J. Mª Nóbrega e Raul Silva.

sábado, julho 09, 2011

O encanto misterioso de Al-fama e da Moura-ria


Ilust.
Dois bairros marcados pela Arte mourisca que perdura no Fado, na guitarra, na navalha e mesmo no tipo do Fadista tradicional...

domingo, julho 03, 2011

EMÍLIO DOS SANTOS - "Velha cantiga"




Um fado da autoria de F.B.Rodrigues e de M. Figueiredo, interpretado por Emílio dos Santos


"Quando a meu peito encostada / Seguro a minha guitarra / Faço tal qual a cigarra / Canto cantigas mais nada / O nosso fado que dizem ser fatalista / Nele tenho devoção, sou fadista / E canto com o coração "